quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Société Réaliste em Lisboa, V7

A Nova Europa


Os Transitioners substituem os princípios de Igualdade, Fraternidade e Liberdade (expressos na Revolução Francesa do século XVIII) por Libertação, Equalização e Fraternização.
Este grupo pertence à cooperativa artística Société Réaliste, criada em Paris em 2004. Ela refresca o olhar sobre a sociedade europeia, através de projectos que reflectem sobre a tendência das transições políticas. Neste caso concreto, focaram-se em 16 personalidades ligadas à Revolução Francesa do Século XVIII, para questionar princípios e valores éticos dos políticos do nosso tempo.
Nas onze salas da ZDB, pintaram-se as paredes estão pintadas com os perfis cromáticos desses 16 actores da Revolução. Chegou-se a essa cor – de Bonaparte, Robespierre, Rousseau e outros – a partir do perfil de cada um deles e da análise da actual memória política das suas acções. Entre esta reminiscência e os nossos dias, percorremos muitas utopias; que se concretizam em obras artísticas visuais, com um dinamismo associado ao pragmatismo e tecnocracia das nossas sociedades. Cláudia Almeida

Sem comentários: