segunda-feira, 7 de maio de 2007

Sarko francô: dorme, a França

Esta noite, na Place de la Concorde, em Paris, onde o esperavam 30 mil pessoas, Sarkozy chegou ao palco onde vários artistas tinham estado a animar os apoiantes desde as 8 da noite hora de Lisboa. Duas horas e meia depois, repetiu os pontos do discurso de vitória que tinha feito na sede de campanha, depois de divulgados os resultados da segunda volta das presidenciais francesas. O ambiente era de exultação, no palco montado na praça em que o povo francês iniciou os movimentos que dariam voz à revolução de 1789.
Sarkozy, já mais sorridente, quis dizer a todos os que sofrem injustiças, a todos os que não se sentem respeitados, a todos os que acreditaram em discursos diferentes do seu... que será o presidente que vai compater as injustiças e que dará a cada um uma oportunidade mas, na república que quer servir, não haverá direitos sem a contrapartida dos deveres.

Mireille Mathieu iniciou o hino francês. Depois Faudel, jovem cantor de rai, fez questão de entoar "Mon Pays"; tema muito popular da sua autoria que defende a sua identidade francesa, mesmo se as referências culturais da sua própria família são argelinas.

Sem comentários: